Em Altos, a 40 Km de Teresina, o tradicional Bloco das Virgens faz 38 anos e promete arrastar uma multidão de foliões no centro da cidade, nesta terça-feira (17). O desfile tem início às 17h, com saída na Praça João Luís Furtado.
De acordo com o professor e pesquisador Carlos Dias, a ideia de os homens se fantasiarem com roupa de mulher surgiu no município em 1977, quando Wálber Lacerda de Loureiro, o conhecido “Feim”, se fantasiou e, sozinho, saiu pelas principais ruas e avenidas da cidade no último dia de carnaval.
“A iniciativa repercutiu e as demais edições contaram com o apoio de muitos foliões. Destaque para as participações de Antonio Josias e do saudoso Chico Irene”, enfatizou o pesquisador.
Ainda segundo Carlos Dias, vários blocos particulares também se mobilizam e ajudam a abrilhantar a festa. “Os organizadores comercializam apenas o abada. Isso dá direito a uma série de regalias, como entrada gratuita em eventos fechados, bebidas e brindes”.
Mas, a animação, irreverência e criatividade das “virgens” é que, de fato, despertam a atenção do público. Como acontece em todos os anos, a expectativa é que ilhares de pessoas lotem o corredor da folia para prestigiar o bloco de rua mais tradicional do município.
O desfile acontece na Avenida João de Paiva até o calçadão da Praça Cônego Honório, onde haverá festa com as bandas Os Versáteis, Leal Elétrico e Swing Louco.