O Colégio Educandário São José, em Altos, tem, ao longo dos seus 22 anos, contribuído com a Educação e formação cidadã de muitos altoenses. De acordo com João Ribeiro, Coordenador Pedagógico das turmas preparatórias, a escola vem sendo construída por profissionais qualificados e até mesmo ex-alunos participam das decisões. “São professores selecionados por uma gestão comprometida com a educação de qualidade. Também ressaltamos os profissionais que já não estão com a equipe, mas que muito contribuíram. Da mesma forma, os que hoje estão e, obviamente, donos de uma conduta profissional inquestionável”, destaca.
Sob a direção das empresárias Socorro Farias e Socorro Nobre, o colégio também tem logrado êxito em projetos de cunho social. Ainda segundo João Ribeiro, a dedicação dos educadores tem sido reconhecida neste aspecto. “Além do desempenho satisfatório dos nossos alunos em vestibulares e concursos, também obtivemos excelentes resultados com projetos que envolvem a comunidade ou com ênfase na instituição familia. Sobre isto, destacamos a Semana da Arte, Semana Nordestina, Semana de Capacitação Pedagógica para professores e comunidade e o projeto Páscoa Feliz. São eventos que já se tornaram tradicionais, sobretudo por envolver conhecimento, diversão e solidariedade”, observou o coordenador. Além disso, a escola recebeu do SEBRAE os prêmios “Mulher Empreendedora (2010)” e “Amigos da Filosofia (2013)”, da editora Sophos, pelo Projeto Social “Todos contra a Dengue”, ficando em 3º lugar entre as escolas de todo o Brasil.
Outra proposta importante para o colégio é a concretização do aprendizado por meio da afetividade. Para Socorro Nobre, Coordenadora Pedagógica da Escola, esta é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer projeto. “A família Educandário São José também prepara os estudantes para a vida. Isso acontece por meio da transmissão e construção de conhecimentos e valores humanos”, observou.
Em 2015, vários alunos da escola conseguiram aprovação em concursos. Destaque para a jovem Lanna Biara - com apenas 17 anos de idade ela teve excelente resultado na nota geral e 950 pontos na redação. Seu desempenho está entre os melhores no Estado do Piauí.
Outros alunos também se destacaram - como Osmar Sipauba da turma do Pré-IFPI, 1º lugar em Administração no IFPI e a aluna do Ensino Fundamental Dominique Viana, que conseguiu aprovação em 7º lugar no IFPI, para Vestuário.
O Educandário São José conta com atendimento psicopedagógico, plantão psicológico, aulas de xadrez e projetos voltados à arte, salas climatizadas, disponibilidade de salas, uso de material multimídia, pátio recreativo, ensino infantil, fundamental, médio, Pré-enem, Pré-IFPI e Pré-concursos.
A escola se localiza na Rua Ludgero Raulino, nº 374, no centro de Altos. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3626-2970 e educandariosj@hotmail.com.
Com informações de João Ribeiro