Começou ontem, 15 de abril, em Altos, a campanha de vacinação contra a influenza.

A prioridade de imunização é para crianças de 6 meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos, pessoas privadas de liberdade e portadores de comorbidades (pessoas com doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos em uso de medicamentos, imunodeprimidos, obesos grau III e transplantados), sendo necessário apresentar documentação que comprove o direito à prioridade.

A campanha acontecerá de 15 a 26 de Abril, com vacinação disponível nas unidades básicas de saúde e hospitais. O dia principal de mobilização, conhecido como o dia D, será 20 de Abril. Nesta data a vacina estará disponível a partir de 8:00h até 17:00h em 16 postos na zona urbana do município distribuídos em 3 rotas a serem supervisionadas cada uma por 01 enfermeiro. Cada posto de vacinação terá no mínimo 01 vacinador e 01 triador.

A Secretaria municipal de saúde informou listagem das rotas de vacinação no dia D.

SEMUSA, Clube dos Vaqueiros, posto de saúde da Boca de Barro, escola Francisco Miranda e Ginásio Poliesportivo.

Posto de saúde da Tranqueira, escola do Carrasco, posto de saúde do Bacurizeiro, Hospital e Carvalho.

Posto de saúde da Boa Fé, escola da Ciana, creche Santa Inês, colégio Antônio Gonçalves, posto de saúde São Luiz e posto de saúde Maravilha.

Com o slogan “Vacinação para quem precisa de mais proteção”, a expectativa é que mais de cinco mil pessoas sejam vacinadas.

A vacina é trivalente, isto é: possui composição de vírus similar ao da influenza A (H1N1, H3N2) e Influenza B e visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções causadas pelo vírus influenza.