O Sindicato dos Servidores Municipais de Altos - Sindserm é uma agremiação sindical reconhecida pela sua história de luta em favor dos servidores públicos municipais da cidade de João de Paiva. Foram várias frentes e vitórias que garantiram direitos aos trabalhadores altoenses, quando esteve à frente o ex-presidente, Valdevan Solano. Ele é servidor municipal desde 1992, e coloca mais uma vez seu nome à disposição dos laboradores da municipalidade para a presidência do Sindicato dos Servidores de Altos, concorrendo à cadeira de Presidente pela Chapa 01.
“Antes mesmo de entrar na luta sindical, eu já trabalhava em prol dos servidores. Em fevereiro de 2002, por exemplo, consegui a minha primeira conquista na pele de sindicalista. Nunca antes, na Cidade de Altos, os funcionários tinham recebido 13º salário”, conta o presidenciável. Valdevan diz que seu legado em face da batalha para chegar novamente à presidência do Sindserm-Altos, é ter coragem, experiência e trabalho prestados. Na visão dele, esses são pontos fundamentais geradores de resultados positivos para a categoria.
“Minha coragem, aliada à de um grupo de vários servidores tem nos levado à imagem que representamos para a categoria”, pontua Solano. Como Presidente do sindicato local, dentre outras conquistas, contabiliza a criação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Altos, bloqueio do FUNDEF e o FPM do município para regularizar o pagamento dos servidores que se encontravam com até três meses de atraso, na gestão da então prefeita Elvira Mendes bem como a construção do Clube Social, ainda inacabado. Com a categoria, ele pretende finalizar as obras, se eleito.
O presidenciável disse que durante gestão sempre teve a preocupação de defender os direitos dos servidores. Eleito, vai acompanhar diariamente todos os processos que se encontram na justiça. Em suas metas de trabalho, o acompanhamento de ações como o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos de Altos, o Adicional Noturno da Guarda Municipal, Pagamentos dos Servidores até o 5º dia útil e a Ação referente ao não pagamento dos professores no mês de Dezembro de 2000, ações impetradas em sua gestão como presidente.
Dentre outras ações, com a nova diretoria, pretende ingressar na justiça com Ação de Implantação do Abono de Permanência dos Professores, estabelecida pela Emenda Constitucional 41/2003. Também vai pedir a restituição dos valores descontados no período da última greve acontecida na atual gestão municipal.
A campanha pró Sindserm-Altos está na reta final. As eleições acontecerão dia 15 de setembro (quinta-feira) na sede do Sindicato, na Rua Telésforo do Vale, das 8h da manhã às 5h da tarde. Neste ano, a concorrência aumentou consideravelmente. São três chapas. Valdevan Solano concorre com a Chapa 01, José Brasilino (atual presidente), com a Chapa 02 e Antônio Campelo, com a Chapa 03.
Por Kiko Fontenelle