Altos já está na expectativa da campanha de vacinação contra a Gripe A, que acontecerá de 15 a 26 de Abril. O dia D será no dia 20, data em que ocorrerá uma maior mobilização por parte da Secretaria Municipal de Saúde na perspectiva de que a campanha alcance o maior número possível de pessoas.

Podem ser vacinados: idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade, além de população carcerária. Este ano, foram incluídas as mulheres com até 45 dias pós-partos e grupos de comorbidade (doenças crônicas). Serão vacinados também os profissionais de saúde.


Danielle Pinheiro, Secretária de Saúde em Altos, informou que muito em breve serão divulgados os postos de vacinação contra a gripe. Em Altos, campanhas de vacinação normalmente acontecem no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, postinhos de saúde e fundação municipal. No dia D, a cobertura é bem maior, com equipes instaladas em escolas, praças e repartições públicas.


Fique atento e previna-se!


Circula no Piauí três tipos de Influenza, o H1N1, H3N2 e a Influenza B. A influenza é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum. A doença passa de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.


O Ministério da Saúde recomenda:


• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.


Principais sintomas da gripe A


Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.


Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostação, dificuldade respiratória e vômitos.


Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.



Com informações do Cidade Verde